30.12.07

Suerte, Bolívia!

.



Não sou fã de retrospectivas e perspectivas feitas por veículos de comunicação no final do ano. Me parece uma solução para a falta de notícias nesta época em que tudo está parado. Políticos, Judiciário, times e outros geradores de manchetes estão de férias. Gostei da proposta diferente do jornal boliviano La Razón.

O periódico fez duas perguntas a 30 líderes políticos, membros do governo e da oposição. A primeira testa a iniciativa das figuras: o que o senhor pode fazer para melhorar a situação do país, considerando que, em 2008, serão discutidos temas cruciais, que poderiam gerar violência? A segunda, implicitamente, quer saber qual é a disposição que eles têm para negociar: O que o senhor vê de bom em seu adversário político?

Uma boa sacada, alinhada aos princípios do jornalismo cívico, que busca qualificar o debate político e promover a democracia. O contexto nacional boliviano clama pelo diálogo. O que preocupa é que tanto os governistas quanto os cinco prefeitos de departamentos que fazem oposição a Evo Morales não compreendem as causas que movem os adversários. Torçamos para que o ano que iniciará não seja marcado por golpes retrógrados.


Charge: Sítio do jornal La Razón

2 comentários:

Leonardo disse...

Retrospectiva (ou perspectiva, que eu não sei bem o que designa)são chatos tanto de fazer quanto de ler. O único desses que prestei atenção foi o da Globo, porque a imagem fala mais alto e torna o programa bem interessante, fora que eles fizeram um bom programa, sem tantos vícios idiotas que tão se tornando comum no jornalismo da globo.

Abraço!

P.s: Aliás, como tem jornal "La Razon"... fora o daqui, tem um em Buenos Aires, outro na Espanha... E tanto o argentino quanto o da Espanha tem as mesmas cores, branco e azul.

Augusto Paim disse...

A RBS tinha que usar esses pressupostos do Jornalismo Cívico para a campanha dela contra a violência no trânsito. Bela iniciativa essa do jornal boliviano, embora seja só um pouquinho do que prega essa vertente do jornalismo.