19.6.07

Pergunta certa, pessoa errada


- Hola. ¿Con permiso, puedo hacerte una pregunta? ¿Adonde fue asesinado el presidente Allende?

Uma curiosidade compreensível de um turista encantando com os ares históricos que se respira pelas veredas de La Moneda, uma questão absolutamente normal, se o cidadão indagado não fosse um carabineiro, membro da guarda oficial do palácio.

La Moneda, construído originalmente para cunhar moedas ainda em épocas coloniais, é sede do governo chileno desde 1845. Em 1973, as forças armadas chilenas, auxiliadas pelos Carabineiros do Chile (polícia unificada do país) e por estrangeiros intrometidos arrebentaram parte das dependências que abrigavam o alto escalão administrativo de Salvador Allende. O poder foi tomado a bala. Mesmo encurralado ao lado de companheiros, os relatos históricos afirmam que o presidente eleito, que desencadeava uma reforma socialista, resistiu durante seis horas. Com capacete de mineiro e empunhando uma submetralhadora presenteada por Fidel Castro, desfaleceu ao ser alvejado pelos invasores golpistas, que justificavam o ato com argumentos de segurança nacional.

Eu, que não me dera conta da incompatibilidade da pergunta com o interlocutor, somente ouvi uma correção discursiva:

- Él no fue asesinado, señor. Allende se suicido.

A versão oficial dos setores que depuseram o ex-presidente é de suicídio. No vídeo acima, tu podes ouvir Augusto Pinochet anunciando a tomada do poder pela junta militar em 11 de setembro de 1973.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um comentario sem comentarios. Esse texto ta muito bom!